quinta-feira, 24 de maio de 2012

Determinação do Teor de Materiais Pulverulentos nos Agregados


EXECUÇÃO DO ENSAIO

O material ensaiado foi retirado de uma amostra de areia previamente coletada e devidamente acondicionada segundo a NBR 7216, de modo a garantir a manutenção das suas características.
Tendo em vista que a areia a ser ensaiada tem o diâmetro máximo inferior 4,8mm, coleta-se 1kg desta amostra para o ensaio segundo a NBR 7219 (a amostra coletada neste ensaio também já estava seca como exige a NBR 7219).
Após, a pesagem a amostra é colocada na vasilha e recoberta com água em excesso. A amostra na vasilha é então agitada vigorosamente com as mãos de forma a provocar a separação e suspensão das partículas finais (com o devido cuidado reservado a perca de material), parte da água é então cuidadosamente vertida para outro recipiente (água descartável do restante do ensaio) através da peneira de malha 0,075mm (o material retido na peneira é posteriormente recolocado na vasilha).
Este processo de lavagem do agregado com água em excesso e passagem desta água pela peneira de malha 0,075mm é repetida por mais três vezes até que a água não apresente mais nenhum material em suspensão (límpida).
O material retido na peneira de malha 0,075mm é recolocado em uma vasilha, onde agregado lavado é então levado ao fogareiro para a secagem, sendo mexido até que sua coloração denote a total ausência de água.
Com a amostra seca é feita sua dosagem.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Etapa descritiva:

Massa inicial: 1000g
Massa do material seco depois da lavagem: 998g.


M. Pulverulento =   1000 - 998   x 100 = 0,2%
                                                                           1000


Etapa conclusiva:

Para um concreto que irá receber um grande desgaste devido á tráfego constante é necessário que o teor de materiais pulverulento seja inferior a 3% este teor pode chegar a 5% para concretos estruturais ou pisos de alta resistência, o que leva a completa aceitação da areia amostrada com teor de 0,2% de materiais pulverulento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário