quinta-feira, 24 de maio de 2012

Determinação da Massa Unitária do Agregado Graúdo


 EXECUÇÃO DO ENSAIO

            O material ensaiado foi retirado de uma amostra de material reciclado de obras. Reunidos todos os materiais, procedeu-se à execução do ensaio, tomando-se, com o auxílio da pá metálica, amostras o seixo e fazendo-se seu lançamento no recipiente a uma altura em torno de 12 cm da borda superior deste.
            O lançamento foi realizado de forma a espalhar de maneira uniforme o material dentro do recipiente.
            O processo repetiu-se até que todo o recipiente fosse preenchido, com o auxílio de uma régua, procedeu-se o razoamento da superfície de forma a deixa-la nivelada em relação às bordas do recipiente. Os espaços vazios deixados pelo processo de razoamento, foram preenchidos por outras pedras, permitindo a regularização da superfície.
            Pesou-se o recipiente com o seixo contido nele. Conhecidos os dados do recipiente (volume e massa) e os dados obtidos nas pesagens, o valor da massa unitária do agregado graúdo foi determinado pela diferença da média das massa do recipiente cheio e a massa do recipiente vazio, dividida pelo volume do mesmo.

 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

 Etapa descritiva:

Realizados todos os procedimentos de execução do ensaio, conforme preconiza a NBR 7251 da ABNT, foram obtidos os resultados a seguir:

Dados do recipiente:  V=19,00 dm3 ;  Po-5.200 g
Dados da pesagem: P1= 28,074 Kg ;  P2= 28,058 Kg
Média das pesagens: Pm = 28,066 Kg

            OBs: os valores obtidos nas pesagens ficaram dentro da margem de até 1% de desvio da média.

            A massa unitária do agregado graúdo foi então determinada, conforme a fórmula:
r = Pm – Po
V

O que resultou em: r = 1,20 Kg/dm3

Etapa conclusiva:

Na descrição dos resultados chegou-se ao seguinte valor para o seixo analisado:

·        Massa unitária do agregado graúdo: r = 1,20 Kg/dm3

O material ensaiado , por se tratar de uma nova alternativa para a composição do concreto , não encontra-se disponível na literatura técnica especializada,  para parâmetros de sua massa unitária.
No entanto por se tratar de um material heterogêneo constituído principalmente de argamassa (cimento e areia) e pedriscos, o resultado da massa unitária ficou dentro do esperado para um agregado graúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário