quinta-feira, 24 de maio de 2012

Determinação da Finura do Cimento


 EXECUÇÃO DO ENSAIO

            Reunidos todos os materiais, inicialmente, pesou-se 50 g do cimento a ser analisado. Esse material foi colocado na peneira de malha 0,075 mm com seu respectivo fundo.
            Iniciou-se o processo de peneiramento contínuo do cimento, permitindo que todo o material se espalhasse por igual na tela da peneira para facilitar o peneiramento. Esse processo foi realizado através de movimentos na direção horizontal, sendo a peneira constantemente girada de forma que todo o material fosse peneirado por igual.
            Após colocou-se a tampa no conjunto e imprimiu-lhe um peneiramento contínuo, estando a peneira ligeiramente inclinada, dando-se cerca de 25 golpes com a palma da mão na peneira e girando-a ao fim disso, até um total de 150 golpes.
            Realizado esse processo, retirou-se o material retido na peneira, limpando-a com o pincel de forma não perder material pesando-se o cimento em seguida.
            Todos os procedimentos descritos acima foram repetidos até que o peso do cimento que passou na peneira registrou um valor inferior a 0,05 g.

 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

 Etapa descritiva:

            Realizados todos os procedimentos de execução do ensaio, foram obtidos os seguintes resultados:

            A massa inicial de cimento do ensaio foi de P=50g. Após todo o processo de peneiramento e pesagem do material retido na peneira, o resultado final foi:

Massa retida na peneira: R=2,02 g

            O índice de finura do cimento foi então obtido aplicando-se a fórmula:

F= R x 100
          
 O qual resultou F= 4,04 %

 Etapa conclusiva:

            O cimento analisado apresentou finura igual a 4,04 %.

Nenhum comentário:

Postar um comentário