quarta-feira, 23 de maio de 2012

AMOSTRAS DE SOLO - PREPARAÇÃO PARA ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO

Aparelhos necessários:
a) Almofariz e mão de gral recoberta de borracha;
b) Repartidor de amostras;
c) Balanças que permitam pesar nominalmente 1,5 Kg, 10 Kg e 20 Kg, com resoluções de 0,1g, 1g e 5g, respectivamente, e sensibilidades compatíveis;
d) Peneiras de 76,2 - 50,8 - 19,1 - 4,8 - 2,0 - 0,42 mm, de acordo com a NBR 5734;
e) Bandejas metálicas.
Compactação
Três formas de preparação de amostra:
a) Com secagem prévia até a umidade higroscópica;
b) A 5% abaixo da umidade ótima presumida;
c) A 3% acima da umidade ótima presumida.
- Com secagem prévia até a umidade higroscópica: Secar a amostra ao ar, até a umidade higroscópica, desmanchar os torrões, sem quebrar os grãos, e homogeneizar a amostra, com o repartidor de amostras, ou pelo quarteamento, reduzir a quantidade de material até obter uma amostra representativa suficiente para a realização do ensaio, verificar se a amostra por completo na peneira 4,8 mm, se a amostra apresentar material retido na peneira 4,8 mm passar a mesma na peneira 19,1mm para desmanchar os torrões ainda existentes, passar o material retido na peneira 19,1 mm através da de 76,2 mm e desprezar o material nessa última. Substituir o material retido na peneira 19,1 mm e que passa na de 76,2 mm por igual quantidade de material retido na peneira 4,8 mm e que passe na de 19,1 mm.
- A 5% abaixo da umidade ótima presumida: A amostra deve vir embalada para o laboratório de modo a evitar perda de umidade, secar o material até 5% abaixo da umidade ótima presumida, (caso a umidade esteja abaixo do valor referido, acrescente água ao mesmo. 
- A 3% acima da umidade ótima presumida: A amostra deve vir embalada para o laboratório de modo a evitar perda de umidade, secar o material até 3% acima da umidade ótima presumida.
Granulometria
Usar 3 Kg para amostras com grande presença de pedregulhos e 2 Kg para amostras com baixa presença de pedregulhos, passar na peneira 76 mm, o que ficar retido é descartado.
Limite de Liquidez e Plasticidade
Obter 200g de material que passa na peneira 0,42 mm.
Massa Específica de Solo (que passa na peneira 4,8 mm)
Obter 500g de material que passa na peneira 4,8 mm.

Bibliografia: ABNT e Livro: Mecânica dos Solos e suas Aplicações de Homero Pinto Caputo. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia...
    Uma dúvida... Quando usar com secagem e sem secagem prévia? O que diferencia na prática?
    Obrigado!

    ResponderExcluir